Jornadas da Análise do Comportamento anteriores




Em 2017, nossa VIII edição trouxe: um minicurso ministrado pela Profª. Drª. Daniely Ildegardes Brito Tatmatsu sobre habilidades sociais e o uso de drogas, cinco mesas redondas, duas sessões painéis com um total de 11 exposições, duas atividades culturais, três comunicações orais e uma oficina de introdução à programação, contando com um público de 170 participantes. Além disso, promoveu um curso intitulado “Uma conversa sobre orientação profissional” ministrado pelo Pof. Me. Luiz Alexandre Barbosa de Freitas para alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio da EEEM Professor Orlando Bittar.





Em 2016 a VII edição da JAC teve como tema “Política e Sociedade”, com 153 inscritos, entre estudantes e profissionais de diferentes áreas e níveis de formação. A programação teve 12 atividades, entre palestras, mesas redondas, minicursos, comunicações orais e apresentações culturais, e versou sobre temas como políticas públicas, intervenções culturais, rivalidades políticas, educação, saúde assistência social, dentre outros.









Em 2015 o evento teve como tema "Infância e Adolescência" apresentado a 235 participantes credenciados entre estudantes e profissionais de diferentes áreas e níveis de formação. A programação teve 17 atividades: um minicurso, duas conferências, um simpósio, três mesas redondas, dois primeiros passos, um Cine JAC, quatro comunicações orais e três painéis, e versou sobre temas como educação, treinamento de cuidadores de crianças diagnosticadas com autismo, behavioral cusp, gamificação, saúde da criança, atendimento clínico infantil multiprofissional, desenvolvimento humano, maioridade penal.







A quinta edição em 2014 apresentou o tema "Formação e profissão". A programação apresentou a 62 ouvintes assíduos um minicurso, quatro primeiros passos, duas palestras, uma mesa redonda, um debate, uma sessão especial e quatro painéis, totalizando 14 trabalhos. As apresentações versaram sobre: formação e atuação do psicólogo escolar; comportamento verbal; terapia analítico-comportamental; certificação do analista do comportamento; psicologia e ciências do comportamento;  uso de manuais na área de saúde; prestação de serviços; subjetividade.





Em 2013 tivemos o tema "Comportamento, cultura e sociedade".  A programação apresentou a uma audiência de 100 ouvintes assíduos m dois simpósios, uma mesa redonda, três conferências, seis sessões de primeiros passos, uma sessão especial, uma sessão de cinema, uma entrevista, um debate, uma sessão coordenada e quatro painéis apresentados por estudantes, totalizando 21 trabalhos. As apresentações versaram sobre: comportamento, cognição e contingências culturais; análise do comportamento antijurídico; ansiedade; terapia analítico comportamental; adesão ao tratamento; otimização da escolha de grupo; TDAH; depressão; modelos analítico-comportamentais de intervenção clínica; transtornos do espectro autista; considerações históricas sobre os 100 anos de behaviorismo; contingências sociais; educação inclusiva.




CERTIFICADOS (em breve)

Em 2012 tivemos como tema "Da Ciência à Tecnologia". A programação apresentou  a uma audiência de 135 ouvintes assíduos um minicurso, dois simpósios, uma mesa redonda, quatro palestras, duas sessões de primeiros passos, uma sessão especial, uma sessão de cinema e cinco comunicações orais, três sessões coordenadas e onze painéis apresentados por estudantes, totalizando 31 trabalhos. Os assuntos das apresentações versaram sobre: subjetividade; generalização funcional; papel, função, responsabilidade social da pós-graduação na sociedade; relação entre terapia e pesquisa conceitual e experimental; análise aplicada do comportamento; uso de modelos animais; seleção por consequências e cultura; psicologia organizacional; orientação para pessoas com dificuldades para dirigir veículos automotivos; análise comportamental do autismo; behaviorismo rumo aos 100: um novo olhar filosófico, científico e tecnológico.




CERTIFICADOS (em breve)

Em 2011 tivemos como tema "Interfaces com outras áreas do saber". A programação apresentou a uma audiência de 319 inscritos três mini-cursos, quatro simpósios, duas conferências, três sessões de primeiros passos, uma sessão especial e nove painéis apresentados por estudantes, totalizando 22 trabalhos. Os assuntos das apresentações versaram sobre: psiquiatria; antropologia; neurociências; behaviorismo radical, ética e política; variáveis biológicas; tratamento da depressão, diabetes e obesidade; filosofia da mente; práticas culturais e metacontingências na era da internet; comportamento simbólico; conceito comportamental de punição; comportamento controlado por regras; superstição e aspectos metodológicos do Behaviorismo Radical.




 
A primeira edição em 2010 trouxe o tema "Bases epistemológicas do comportamento". Como programação ocorreram quatro conferências, quatro primeiros passos, um minicurso, uma mesa redonda, cinco painéis e 14 comunicações orais, totalizando 29 atividades. Os temas específicos abordados foram sobre saúde, cultura, equivalência de estímulos, psicoterapia, variáveis biológicas do comportamento, autismo, controle aversivo, filosofia da mente, comportamento verbal, ensino de leitura e escrita, learning set, engenharia comportamental, regras, subjetividade, superstição, agressão, ansiedade, comportamento adjuntivo, dependência afetiva, entre outros.